domingo, 30 de janeiro de 2011

Resenha de Dofus na Gamehall

Conheça um mundo novo

Quer um jogo fácil, simples e bonito e ao mesmo tempo divertido? O que você procura pode ser DOFUS, um jogo de RPG massivo online desenvolvido pela Ankama Games. Além de seu humor refinado, o game conta com diversos tipos de classes e profissões.
Dentre vários MMORPG´s existentes, DOFUS toma uma posição diferenciada dos demais. O fato de ser desenvolvido totalmente em Flash é um atrativo para este mundo de vastos jogos online. Além de ter gráficos extremamente leves, bem coloridos e bonitos, o jogo pode ser rodado quase em qualquer máquina.
Outro diferencial é a vasta disponibilidade de classes e profissões do jogo. Existem ao todo 12 classes e mais de 30 profissões. O jogador pode escolher desde um caçador de tesouros até um guerreiro sedento por batalhas.
Ganhador de vários prêmios na Europa, DOFUS segue com mais de 4 milhões de jogadores cadastrados, além de possuir dois outros jogos distintos criados a partir de sua história e mundo, que são DOFUS-ARENA (Quase um jogo de Cards) e Wakfu, (Que se passa mil anos no futuro da linha do tempo de Dofus).
O jogo alcançou tanto sucesso que agora até possui uma loja virtual com produtos reais. São vendidas na loja desde camisetas e pôsteres, até miniaturas, livros de arte e até um mangá do jogo.
Por isso, vamos conhecer um pouco da história e as classes desde game inovador.
A história de Dofus
Há muito tempo atrás… Um dragão chamado Bolgrot chegou na eterna Província de Amakna. O jovem Rykke Errel era o único bravo guerreiro com coragem de enfrentar a criatura.
Ao invés de reduzir o guerreiro á cinzas, o dragão se curvou ao mesmo e jurou eterna lealdade ao jovem cavaleiro.
Meses se passaram, Rykke conheceu Helsephine, uma jovem feiticeira, e se apaixonou loucamente por ela. Quando Rykke apresentou Helsephine para o dragão Bolgrot, nunca imaginava o que poderia acontecer.
O dragão, tomado por raiva, matou a doce Helsephine e voou longe, destruindo tudo em seu caminho. Rykke perseguiu o Bolgrot. Quando o encontrou, os velhos amigos travaram um duelo de titãs. Usando sua arma e magia, Rykke conseguiu derrotar o dragão, porém ficou seriamente ferido, o que o levou a morte pouco tempo depois.
Procurando por uma expicação pela violência súbita de Bolgrot, os sábios de Amakna descobriram nas entranhas do dragão 6 coloridos ovos, que foram chamados de DOFUS. Depois, foi descoberto que juntos, esses ovos tinham o poder absoluto.
Absoluto, mas instável. Os sábios decidiram ocultar esta relíquia do resto do mundo.
Durante as próximas décadas, o segredo sobre DOFUS foi tão bem guardado que as pessoas se esqueceram dele. Porém, em um maldito dia, os guardiões do segredo descobriram que os DOFUS tinham desaparecido.
A notícia se espalhou rapidamente, causando pânico e medo. Não demorou até que vários aventureiros chegassem até Amakna, atraído pela glória e prosperidade.
Desde então, o destino de Amakna é incerto. O aparecimento de diversas criaturas aterrorizou ainda mais os espectadores de toda essa confusão.

Classes dos personagens
Feca´s Shield: uma classe adepta da defesa. É usada para executar várias tarefas de defesa em seu grupo, protegendo os mesmos de maus bocados.
Osamoda´s Whip: eles têm o poder da natureza. Tem a possibilidade de invocar criaturas para lutar ao seu lado.
Enutrof´s Fingers: caçadores de tesouros. Por isso, podem conseguir excelentes itens. Não são nascidos para lutar, mas devido á seus equipamentos, com o tempo podem ser tornar um adversário forte.
Sram´s Shadow: uma classe que respeita apenas seus companheiros Sram. Típicos ladrões e foras da lei.
Xelor´s Sandglass: são constroladores do tempo. Podem diminuir e aumentar a velocidade de outros personagens. Dizem até que membros desta classe vivem até mais de 150 anos.
Ecaflip´s Coin: apostadores por natureza. Se necessário, dão á vida pelo jogo. Isso significa que quem usar esta classe está sujeito a usar magias, mas também as magias podem voltar-se contra si.
Eniripsa´s Hands: mestres da cura. São discípulos da vida. Passam o tempo curando e desviando de ataques.
Iop´s Heart: o deus Iop emana poder e força. Seus discípulos seguem seus passos, porém, seu deus apenas ajuda os mais bravos.
Cra´s Range: Precisão, agilidade e habilidade são as palavras-chave desta classe. Eles costumavam ser meros arqueiros. Porém, sua deusa Cra cedeu um pouco de seu poder a eles para que pudessem sobreviver á tantos monstros.
Sadida´s Shoe: classe constituída por estranhas criaturas. Eles dormem 23 horas por dia e estão em constante harmonia com a natureza.
Sacrier´s Blood: uma classe que sabe muito bem o que é dor, usando suas técnicas para resistência. Esses caras não se preocupam muito com eles mesmos, mas sim com seus aliados nas batalhas.
Pandawa´s Pint: classe muito forte, devido ás suas bebidas fermentadas. Pandawa´s conseguem carregar até três ou quatro vezes o seu próprio peso em suas costas.
Logo de início, o jogador é guiado por NPC´s (Personagens não jogáveis) dentro do jogo para concluir seus passos iniciais. Durante seu aprendizado durante o jogo, é possível conhecer melhor as terras de Amakna.
DOFUS conta com uma diversidade grande de mapas e desafios. Além de desenvolver seu personagem, é possível adquirir uma profissão, para que o mesmo possa ganhar dinheiro para se tornar um membro ativo na comunidade.
O jogador pode tanto lutar sozinho, como fazer alianças para se desenvolver dentro do jogo. É possível entrar em um clan ou até mesmo criar um, para que possa tomar conta dos recursos da Província.
Entre tantos recursos disponíveis, de fato, DOFUS é um jogo que vale a pena ser visitado.
Entrevista exclusiva
Acompanhe agora uma entrevista exclusiva feita pelo Gamehall com um dos criadores de Dofus, Emmanuel Darras, que é diretor comercial e financeiro da Ankama Games.
Gamehall: Por favor, se apresentem para que possamos conhecê-los melhor.
ED: Ankama foi criada em Maio de 2001. Ao inicio, é uma agência de comunicação interativa criada por Anthony Roux (Diretor de criação), Camille Chafer (Diretor Técnico) e eu mesmo, Emmanuel Darras (Diretor comercial e financeiro). Trabalhávamos previamente na mesma sociedade especializada na realização de conteúdos para Internet. Desde o começo, a nossa vontade era criar jogos online e os rendimentos gerados pela agência que acabávamos de criar financiaram diretamente o nosso 1 projeto de jogo que se chamava DUEL e que depois tornar-se-á DOFUS.
Gamehall: De onde surgiu à idéia do jogo?
ED: A nossa vontade sempre foi criar jogos online visto que somos apaixonados, desde os consoles super nintendo e sega megadrive, mas igualmente porque somos fãs da cultura japonesa mangá. Ao início, o desenvolvimento começou apenas com 6 pessoas que faziam aquilo sobre o seu tempo livre. Tot (Anthony Roux) já tinha há muito tempo fixado as grandes linhas, depois cada um trouxe a sua contribuição. Tot e Kuri (Christophe Bulteel) ocupavam-se do design, enquanto Camille e Bo (Boris Beaulant) codificavam o jogo. Do meu lado, tocava nas portas todas para encontrar editores e obter ajudas ou empréstimos.
Gamehall: Quais as influências para criar o jogo?
ED: Somos todos fãs de animação japonesa, filmes do estúdio Ghibli, vídeo games asiáticos e igualmente mangás. O nosso ponto comum é realmente um interesse para a cultura asiática. Todos crescemos com séries animadas japonesas, das melhores como das piores. Tot engole literalmente toneladas de BD, Kuri fala japonês e sonha instalar-se no Japão, eu e Kam, somos fãs de vídeo games e estamos sempre prontos para tentar jogar jogos não traduzidos que Kuri nos traz.
O que nos atrai é o tom fora do comum, as cores vivas dos vídeo games e o traço simplificado dos filmes de animação e dos mangás. Francamente, não teríamos nos motivados para realizar um jogo que não contasse com estas referências. Ao mesmo tempo, a ideia não era fazer um jogo que seria uma cópia conforme da produção asiática. Jogando nós próprios a tais jogos, efetivamente vimos que tudo não era adaptável. Ao final, Dofus tem um ambiente muito asiático, um gameplay entre os 2 mundos e um cenário e referências mais ocidentais ou ocidentalizadas.
Gamehall: O que chama a atenção na opinião de vocês em Dofus?
ED: DOFUS é um jogo que pelas suas características se dirigem a um público extenso, dado que reduzimos todos os problemas quanto à sua acessibilidade, porque é em flash, o que é único para um MMORPG desta categoria. Concretamente, é acessível em qualquer local, desde qualquer computador que dispõe de uma conexão Internet, mesmo com uma conexão média de a partir de 56kps. Dofus também é um jogo de combate táctico, onde as escolhas de combate fazem-se passo a passo. É um jogo engraçado, colorido com um design muito bonito e de fácil acesso.
Numerosas atualizações vêm regularmente a estender os territórios a explorar e ajudam a renovar o prazer de jogar. Este sistema de episódios permite acrescentar uma boa dose de dinamismo ao jogo, para todos os jogadores que não conhecem o universo de Dofus. Nestes três últimos anos, centenas de conteúdos e zonas foram acrescentadas ao jogo, e não queremos que os novos jogadores se sentem perdidos neste gigantesco universo. Desta maneira, todos os jogadores podem familiarizar-se ao jogo a um ritmo estabelecido pelos gerentes da comunidade. Estamos constantemente a escuta dos jogadores porque pensamos que em cada jogador existe um game designer que se ignora. Estas informações são para nós muito preciosas para descobrir o que é importante para os jogadores, porque a moda e os gostos evoluem e desejamos que DOFUS se adapte em função destas evoluções.
Gamehall: De que modo Dofus, Dofus-Arena e Wakfu são interligados?
ED: Lançamos o desenvolvimento do Dofus-Arena para responder a pedidos de jogadores que queriam reencontrar o gameplay táctico de DOFUS num jogo que não necessita de fazer progredir o seu personagem e também ao acesso mais imediato e menos vinculativo que um MMORPG. Foi concebido numa óptica de combates curtos, mas obstinados que permitem jogar sem necessariamente conhecer DOFUS e com uma aprendizagem mais direta.
Enquanto ao Wakfu, é para nós um projeto muito ambicioso. Com Wakfu, pomos a barra mais alta. Maior, mais bonito, mais intenso, é a nossa divisa. Continuará em 2D, mas vamos recorrer à 3D para modelar certas coisas antes de o entregar em 2D. Haverá scrolling que permitirá uma imersão maior do jogador.
Quanto ao cenário, situa-se 1.000 anos após DOFUS, após várias confrontações, a natureza retomou a posse e será possível os jogadores recriar inteiramente uma civilização com respeito da natureza, porque uma utilização abusiva de tal ou tal recurso terá por conseqüência do seu desaparecimento definitivo. Haverá igualmente um sistema que permita nomear representantes que terão um poder sobre a utilização dos recursos e os meios à disposição das diferentes comunidades.
Em relação aos combates, queremos algo mais instintivo sem estar renunciando ao lado táctico que fez o nosso sucesso. A progressão dos jogadores se fará de acordo com uma lógica mais realista, já que progride apenas nas coisas que se utiliza realmente. Assim, um personagem poderá melhorar a eficácia de tal ou tal instrumento apenas à condição de utilizá-lo de maneira regular.
Gamehall: Há possibilidade de um lançamento oficial do jogo fora da Europa, quem sabe no Brasil?
ED: Claro, vamos lançar oficialmente o jogo Dofus numa versão portuguesa até o fim do ano, em novembro ou dezembro. Queremos mostrar DOFUS à novos jogadores em novos países. E além de Dofus, também os outros produtos da Ankama (as BD mangá, uma revista, os artbooks, os goodies, etc…).
Gamehall: Além de Dofus, Dofus-Arena e Wakfu, a Ankama Games planeja mais algum projeto? Como ele seria?
ED: Temos vários projetos para desenvolver. Estamos finalizando uma série de animação (desenho animado) sobre Wakfu com 52 episódios que será vendida à televisão francesa, para já. Mas também trabalhamos numa versão de DOFUS para a Nintendo DS e para o Xbox 360, que será para breve!
Gamehall: Que mensagem vocês gostariam de deixar para o público brasileiro?
ED: Pensamos que o Brasil e a França compartilham uma paixão para os vídeo games e os mangás. Estes dois elementos distintos juntam-se no estilo específico de DOFUS e permite-nos deduzir que o público brasileiro será muito interessado por DOFUS. Também sabemos que o Brasil tem todas as características para formar uma boa comunidade online. A maior parte das ferramentas da web, como os blogs e fotologs, contam com muitos brasileiros. Todos os MMORPG não são comparáveis, DOFUS é um jogo único, pelos aspectos tácticos, seu estilo e seu humor. Podemos dificilmente compará-lo com outros MMORPG mais clássicos.
Desfrutem do jogo e da comunidade DOFUS !!!
Ficha:
Gênero: RPG Tático Tamanho: Menos de 50MB
Censura: Acima de 12 anos OS: Windows, Mac e Linux
Desenvolvedora: Ankama Games
Distribuidora: Level Up Games
Data de lançamento: Setembro de 2005 (EN)
http://games.levelupgames.uol.com.br/dofus/

www.ankama-games.com
www.dofus.com
www.dofus-arena.com
www.wakfu.com

Fonte: Gamehall